terça-feira, 12 de maio de 2020

9 mitos da organização

Quando falamos em organização, as pessoas comumente expressam algumas opiniões que podem até acabar virando crenças limitantes, por isso eu trouxe aqui 9 frases e quero refletir junto com você:

1. "Eu me acho na minha bagunça"

Será que você se acha mesmo? Mas depois de quanto tempo?
Às custas de perder quanta energia, tempo, saúde e vida?
E se alguém que mora ou trabalha com você precisar acessar algo na sua bagunça, será que essa pessoa vai se achar também?
Quanto conflito a bagunça cria na sua vida e que está na sua mão evitar?

2. "Organizar é caro"

Será mesmo? Ou será que caro é o tempo que você perde procurando coisas que estão perdidas em meio a bagunça?
Ou será que caro é o dinheiro que você desperdiça jogando no lixo coisas fora da validade, que estavam escondidas na bagunça?
Ou será que caro é o dinheiro que você desperdiça comprando coisas em duplicidade porque não encontrou?

3. "Para organizar precisa comprar organizadores"

Será mesmo que só conseguimos organizar comprando organizadores? Ou será que essa é mais uma desculpa que você está criando pra se sabotar e continuar na bagunça? Afinal, você acha tudo caro e não pode investir nesse momento.
Os organizadores são sim muito úteis e tem seu papel, mas a organização e principalmente o pensamento organizado não dependem deles. Além disso, você pode aproveitar muitas coisas que já tem em casa e que provavelmente estão perdidas no meio da sua bagunça.

4. "Não tenho tempo para me organizar"

Será que você justamente nunca tem tempo porque não se organiza? Já parou pra pensar que é a organização que vai fazer ganhar mais tempo? Se você continuar acreditando nisso e deixando a rotina e o caos te atropelarem, de fato nunca vai ter tempo mesmo.
Obviamente se você vive na desordem e a partir de agora decidiu ter uma vida mais organizada, vai precisar tirar um tempo pra isso. Mas esse tempo investido logo será recuperado, com juros, proporcionando pra você uma vida mais tranquila e produtiva, com menos estresse e correria! E dessa formam você vai finalmente conseguir ter tempo pro que realmente é importante e te deixa feliz.

5. "Organizar é chato"

Será que é chato mesmo, ou é você que não tem técnica, então seu trabalho não rende e por isso você desiste logo?
Quando não sabemos fazer algo muito bem, é natural que aquilo seja chato pra nós. Pense por exemplo num jogo que você não sabe jogar... no começo é chato, mas conforme você vai aprendendo e adquirindo confiança você passa a amar aquilo e não quer mais parar de jogar.
Com a organização e com as rotinas da casa também é assim: a medida que você aprende a fazer de uma maneira mais proveitosa, adquire técnica e desenvolve habilidade, você terá prazer na atividade!

6. "Organizar é um dom"

Será que é um dom, ou essa é mais uma desculpa que seu cérebro inventou pra te sabotar?
Eu não sou uma pessoa naturalmente organizada e conheço muitas pessoas que também não são mas, aprenderam as técnicas adequadas, incorporaram nas suas vidas e isso virou um hábito. Se eu e milhares de pessoas podemos, você também pode!

7. "Não consigo me organizar porque tenho pouco espaço"

Será que você tem pouco espaço ou tem coisas demais? Já parou pra pensar que a falta de organização desperdiça espaço?
É claro que não existe milagre! Mas as técnicas adequadas de organização vão te ajudar a otimizar (e muito!) seu espaço e visualizando tudo que tem será mais fácil decidir o que você realmente precisa!

8. "Não quero me desfazer das minhas coisas"
Será mesmo que precisa? Você não precisa se desfazer daquilo que é útil e faz sentido na sua vida, seja pelo uso ou por um apego sentimental.
Mas agora pensa comigo: adianta ter determinadas coisas porque "um dia posso precisar", mas quando precisar, não saber onde elas estão? E pior: gastar dinheiro comprando novamente?
É claro que no processo de organização, o desapego das tralhas faz parte. Mas "tralha" é aquilo que não tem utilidade e não faz mais sentido PRA VOCÊ.

9. "Personal Organizer é frescura"

Será mesmo? Você sabe de fato tudo que está envolvido nessa profissão?
Esse é meu mito favorito! Sabe por quê? Porque eu também pensava assim e na primeira vez que ouvi uma amiga compartilhar que tinha contratado uma organizer eu e minhas outras amigas nos olhamos e pensamos: que frescura, é só olhar na internet!
De fato, tem muita informação na internet, de graça! Mas muitas vezes nos perdemos no meio de tanta informação e não conseguimos aplicar na nossa casa e rotina. Sabe por quê? Porque cada pessoa é única, cada casa é um caso e não é porque a estratégia funcionou na casa da coleguinha que vai funcionar na minha e na sua também.
E o personal organizer é esse profissional que domina as técnicas de organização e tem sensibilidade suficiente para entender as necessidades de cada cliente e propor a estratégia mais adequada, criando sistemas de organização que podem instalar a paz na sua rotina.


Se você está cansada de viver na desordem e acredita que a organização pode transformar sua rotina, sua casa, seu trabalho e seus relacionamentos, mas não sabe por onde nem como começar!

Conte comigo! Eu posso te ajudar!

Será um prazer ser sua professora nessa jornada e te ensinar como ter uma vida mais organizada e dedicar seu tempo pro que realmente importa e te faz feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário