domingo, 25 de agosto de 2019

Organização de mudanças

Se tem uma coisa que gera muito estresse e confusão é mudança. Mas, com uma boa dose de organização e planejamento esses desconfortos podem ser minimizados. 

Existem profissionais e empresas especializadas que podem te ajudar nesse processo. Você pode contratar uma personal organizer, que juntamente com a equipe vai embalar cuidadosamente seus pertences e coordenar a carga e descarga juntamente com a empresa de transporte. Mas, caso você decida fazer esse processo por conta própria, vou compartilhar algumas dicas para que essa empreitada seja menos dolorosa. 

Primeiro é importante entender que este processo se divide em 3 fases:
1. pré-mudança
2. mudança
3. pós-mudança

PRÉ-MUDANÇA

Essa é a fase mais importante, se ela for executada com capricho e organização, todo restante do trabalho será mais fácil.

Nessa fase todos os itens serão embalados para o transporte.

PLANEJAMENTO:

Antes de começar, providencie os materiais que você vai precisar:
- caixas de papelão em diferentes tamanhos,
- fita adesiva,
- rolo de plástico bolha,
- rolo de plástico filme,
- jornais,
- canetão de 2 cores (para identificar as caixas),
- papelão ondulado,  - caixas térmicas e gelo.

Se você já sabe que em breve passará por uma mudança, vá adiantando o que for possível, pegue caixas nos supermercados, peça pros amigos guardarem jornais pra você, não deixe tudo pra última hora. 

Se você mora ou irá morar num condomínio, verifique as regras e se há horário específico para mudanças, evite multas. 

Providencie a limpeza da casa nova antes da mudança, incluindo os armários.

KIT PRIMEIROS DIAS:

Separe alguns pertences para serem usados no 1º dia da nova casa, é como se você fosse fazer uma mala de viagem. Coloque itens de higiene, roupas, toalha, remédios, lanchinho e tudo que você for usar nos primeiros dias. Se necessário for, separe também itens para as primeiras refeições, assim ninguém passa perrengue.

DESAPEGO:

Ao embalar seus pertences, aproveite para fazer aquele desapego e para devolver aquelas coisas que não são suas, que você pegou emprestado, ou alguém esqueceu na sua casa e elas continuaram ali. Não faz nenhum sentido você gastar tempo, energia e dinheiro para embalar e transportar coisas que você já não usa mais ou nem são suas, então aproveite essa oportunidade. Casa nova, vida nova! Sugiro que você leia esse artigo que escrevi aqui sobre desapego pois, ele pode te ajudar a decidir o que manter e o que descartar. Lembre-se sempre de realizar um descarte consciente, o meio ambiente agradece!

EMBALAGEM:

- Não deixe para embalar tudo na véspera, aquilo que você já sabe que não vai usar até a data da mudança, já pode embalar. 

- Comece pelo quarto e deixe cozinha, banheiro e lavanderia por último. 
- Vá encaixotando as coisas de maneira organizada, em cada caixa, uma família. Lembre-se que você precisará desembalar e guardar tudo depois e "quando a cabeça não pensa, o corpo padece".

- Utilize o plástico bolha e o papelão ondulado para proteger as coisas mais frágeis e identifique essas caixas com o famoso "Cuidado frágil". Preencha o espaço vazio com jornal, evitando que as coisas batam e quebrem.

- Ao embalar louças você pode utilizar os planos de prato e toalhas de mesa para reduzir o atrito.

- Para proteger copos, use sacos de pão.

- Coloque os livros em caixas pequenas, pois elas ficarão pesadas, ou em malas que tem rodinhas.

- Se você for levar móveis com gavetas, embale as gavetas inteiras, com plástico filme, ao invés de embalar somente o conteúdo da gaveta.

- Use plástico filme ou fita para vedar cremes e outros produtos líquidos e impedir vazamento.

- Passe um fita e formato de X nos espelhos para evitar que quebrem e embale adequadamente.

- Identifique os parafusos e pecinhas que forem desmontadas e deixe perto do oms seus respectivos, móveis/ aparelhos. Vamos combinar, você não vai lembrar depois onde guardou, então deixe num lugar lógico e acessível. 

- Alugue ou compre uma caixa grande com varão para cabides, dessa forma será mais fácil transportar suas roupas.

- Numere as caixas e identifique-as com o cômodo e o que tem dentro. Por exemplo: Caixa 5 - quarto do casal - camisetas do fulano. 

- Ao invés do nome do cômodo você também pode colocar um número. Não esqueça de identificar as portas dos cômodos na casa nova. Dessa forma, na hora de descarregar a mudança a equipe de transporte pode deixar cada caixa no seu devido lugar, facilitando seu trabalho.

- Faça um inventário das caixas. Como assim? Uma tabelinha com todas as caixas e suas respectivas informações (nº da caixa - cômodo - descrição), dessa forma você pode controlar na hora da descarga, para ter certeza de que não faltou nada e de que nenhuma caixa foi extraviada. 

- Tudo que estiver na geladeira deve ficar lá até o último minuto, sendo transportado em caixas térmicas com gelo.

MUDANÇA


Chegou o dia da mudança! Ou talvez, ela seja feita em partes e você vá levando as coisas aos poucos. Seja como for, se você seguiu os passos anteriores, seu trabalho será mais tranquilo nessa fase. 

- Vá com antecedência à casa nova e identifique cada cômodo, de acordo com a identificação que você fez nas caixas (pelo número ou nome do cômodo).

- Ao carregar o caminhão, lembre-se de carregar as coisas mais pesadas primeiro.
- Tenha seu inventário em mãos e controle o transporte das caixas.
- Oriente a equipe de transporte a deixar cada caixa no cômodo identificado. 

PÓS-MUDANÇA

- Organize um cômodo por vez.

- Não jogue as coisas nos armários só para liberar espaço. Encontre um lugar para cada coisa, lembre sempre: 



Utilize as dicas contidas aqui e no nosso instagram @meninaspraticas para organizar seus pertences da forma mais prática possível. Se precisar, a equipe Meninas Práticas está à disposição para lhe ajudar a ter uma casa organizada e feliz.

Desejo do fundo do coração que ao seguir essas dicas a sua mudança tenha sido um pouco mais tranquila e que você seja muito feliz no novo lar, organizado, cheio de paz e amor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário