segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Desapego

Um dos primeiros passos quando se pensa em organizar é fazer o desapego e muito gente acaba "travando" nessa parte. Mas qual critério devemos utilizar para desapegar de algo? Existe uma regra?

Existem várias opiniões a respeito e algumas pessoas até sugerem algumas regras, minha missão aqui não é ditar nenhuma regra pra você, mas compartilhar algumas formas de analisar esse desapego que eu conheço. Se alguma delas fizer sentido pra você e quiser adotar fique à vontade:

- Isso te traz alegria? quem assistiu a série da Marie Kondo ou já leu algum livro dela sabe que essa é a técnica que ela recomenda. Pegue a peça e perceba o que você sente, se a peça te trouxer alegria você deve mantê-la na sua casa, caso contrário, agradeça e passe-a pra frente, ela será mais útil a outra pessoa.Marie explica que no começo pode parecer difícil perceber se algo te traz alegria, mas com o tempo e treino você fica bom nisso;

- Não uso há x meses: algumas pessoas definem um tempo que seja razoável pra elas e usam como "regrinha" se eu não usei nos últimos 6 meses, por exemplo, eu não vou usar mais. Você pode definir o tempo que for razoável pra você, quem sabe 1 ano. Uma forma de identificar quanto tempo faz que você não usa uma determinada roupa é amarrar uma fitinha colorida nos cabides que você usar ou então mudá-los de posição, dessa forma, aqueles que permanecerem na mesma posição ou sem fitinha são as peças que você não usou no último período.;

- Não faz mais seu estilo: se o seu estilo passou por uma transformação nos últimos anos, provavelmente muitas peças estão "encostadas" aí no seu guarda-roupa. Deixe que elas façam alguém feliz e sejam úteis, não guarde com a esperança do "mas e se....".

- Não são mais o seu número: muitas vezes guardamos roupas na esperança de emagrecer ou engordar (sim, isso existe) para caber nelas novamente, mas vale a pena o espaço que ocupam e o desgosto e frustração que dá olhar pra elas todo dia?

Se ainda ficar em dúvida sugiro criar uma caixa de "quarentena", que não precisa ser exatamente de 40 dias, você vai decidir aí um tempo razoável, mas vamos supor que sua quarentena tenha 40 dias mesmo. Então você vai colocar tudo que está em dúvida dentro dessa caixa, fechá-la e escrever a data do término da quarentena. Daqui a 40 dias você desapega da caixa, sem olhar pra trás, ok? Se nesse período você não precisou de nada que estava ali, significa que pode desapegar!

Lembre-se: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário